Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de financiamento para a casa própria oferecidos pela CAIXA?

Na CAIXA, você pode financiar a compra de imóveis novos e usados, a reforma do seu imóvel, a aquisição de terreno mais a construção ou apenas a construção.

Qual o prazo máximo de financiamento?

O prazo máximo de financiamento é de até 35 anos. O prazo varia de acordo com o tipo de financiamento, sistema de amortização escolhido e a idade do proponente.

Qual o valor mínimo de financiamento pela CAIXA?

Para contratos enquadrados nos programas Carta de Crédito FGTS (CCFGTS) e Minha Casa Minha Vida (PMCMV) o valor mínimo de financiamento é R$ 50.000,00. Para contratos da modalidade Carta de Crédito SBPE (CCSBPE) este valor é de R$ 80.000,00. O enquadramento em um desses produtos varia de acordo com a renda familiar bruta e valor do imóvel.

Qual a diferença entre valor do imóvel, entrada, valor do financiamento e saldo devedor?

O valor do imóvel é o menor dos valores entre aquele negociado no contrato de compra e venda e o informado na avaliação do imóvel realizada pelo engenheiro da CAIXA.
A entrada é um percentual do valor do imóvel que será pago pelo comprador com recursos próprios e/ou com recursos de sua conta vinculada do FGTS. O valor referente ao Fundo de Garantia é disponibilizado ao vendedor pela CAIXA.
Valor do financiamento é a diferença entre o valor do imóvel e o valor da entrada. Este valor é liberado ao vendedor após a apresentação do contrato registrado no Registro de Imóveis.
Saldo devedor é o valor do financiamento que você ainda tem a pagar referente ao seu contrato. Varia com tempo e a incidência das correções (juros, multas, indexadores etc.).
Valor do imóvel = valor da entrada + valor do financiamento.

Qual a documentação necessária para envio da proposta?

Os documentos necessários para envio da proposta são:
Do Comprador(s):
- Documento oficial de identificação com foto
- Documento oficial com CPF - Comprovante de renda
- Comprovante de residência
- Comprovante de estado civil. No caso de utilização de FGTS é solicitado ainda carteira de trabalho, extrato do FGTS e recibo de entrega de declaração.
Do vendedor(s):
- Documento oficial de identificação com foto
- Documento oficial com CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de estado civil
- Pacto antenupcial
Do imóvel:
- Certidão de inteiro teor da matrícula. Para avaliação e liberação do crédito, se necessário, a CAIXA poderá solicitar outros documentos.